Detalhes Convênio
Veja os Detalhes do Convênio Selecionado
Esfera: FEDERAL
Vigência: 26/12/2017
Data da publicação: 05/03/2018
Data da celebração: 26/12/2017
Conta bancaria: 0060710026
Informações do objeto
Recuperação de estradas vicinais - Zona Rural de Caxias 1º Distrito. Trecho I - PA BUENOS AIRES / CAXIRIMBÚ - CAXIRIMBÚ / CENTRO DAS CAVEIRAS, BUENOS AIRES / CENTRO DAS CAVEIRAS; Trecho II - PA CAXIRIMBÚ - CAXIRIMBÚ; Trecho III - PA SÃO MANOEL - BR-316 / SÃO MANOEL; Trecho IV - PA TRABALHOSA / PA ÁGUA PRETA - MA-034 AO POVOADO CAJUEIRO
Concedente: 22201 - INSTIT. NAC. DE COLONIZACAO E REFORMA AGRARIA
Responsável: ***.304.783-** - GEORGE ARAGAO
Convenente: CNPJ 06.082.820/0001-56 - MUNICIPIO DE CAXIAS
Responsável: ***.989.503-** - FABIO ROSA
A execução dessas obras encontra justificativa consistente na necessidade premente de ser criada a infraestrutura básica rural nos Projetos de Assentamento: Trabalhosa, Água Preta, Caxirimbú, Buenos Aires e São Manoel, uma vez que nesse sentido pouca coisa foi feita até este momento. O objetivo é tornar esses PAs melhor estruturados e organizados, proporcionando às famílias de agricultores assentados os benefícios socioeconômicos mínimos, necessários à fixação do homem no campo.
No caso presente as áreas são carentes de infraestrutura e a assistência técnica e social é incipiente, o que se torna um forte motivo para o êxodo rural em direção aos grandes centros urbanos. Um dos problemas mais graves nos PAs diz respeito à insuficiência, ou quase a inexistência, de uma malha viária que possa permitir efetivamente o acesso, o transporte escolar e o escoamento da produção, onde a parcela extrativista é bem representativa. Com a implantação dessas obras, a população local poderá ficar integrada às malhas municipal, estadual e federal existentes, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico da região.
A implantação dessas obras tem o objetivo ainda de se fazer cumprir o compromisso do Governo Federal nas áreas dos PAs, visando favorecer meios de locomoção, para propiciar melhores condições de vida e fixação dos agricultores em suas parcelas. Dessa forma, entende-se que o objeto deste projeto básico irá servir de forte estímulo ao processo produtivo das comunidades que ali residem, criando alternativa para amenizar os problemas de escoamento dos excedentes agrícolas e de acesso aos benefícios públicos como educação, saúde, etc.